PARA QUEM ACHA QUE CURITIBA NÃO TEM CARNAVAL, O BLOCO GARIBALDIS E SACIS NÃO DEIXA A FESTA MORRER

♪♫♪♫   Esse ano eu não vou sair de Pierrot… ♪♫ ♪♫

Carnaval no Largo da Ordem, Curitiba. FOTO: Gazeta do Povo

O tradicional festejo que arrasta multidões para o Largo da Ordem movimenta a economia da cidade e atrai turistas de diversos cantos do planeta para os quatro domingos que antecedem o Carnaval!  O grupo não precisa provar pra ninguém a importância desse evento que é sucesso em todas as edições, você mesmo já deve ter se embalado no ritmo desse agito!

A festa é do povo e para o povo porém o que muitos desconhecem é que o festejo popular não recebe apoio algum dos órgãos públicos, que ignoram a grandiosidade dessa comemoração! Feio né?
Conversamos com um dos organizadores do bloco e ele explicou pra gente sobre o risco do Carnaval do Largo não acontecer nos quatro dias como de costume! Vamos lá?

Carnaval no Largo da Ordem, Curitiba. FOTO: imagemcom.com.br

O pré Carnaval dos Garibaldis e Sacis completa em 2012, 13 anos de existência é isso? Relembrando o começo de tudo, vocês imaginavam esse crescimento tão grandioso aqui em Curitiba?
Isso mesmo! Que ia crescer sim , não nessas proporções, mas temos de entender que Curitiba sempre teve Carnaval, e que as escolas de samba fazem um trabalho muito sério e sem apoio algum!
                        
A comemoração se divide em 4 domingos que antecedem o carnaval! Vocês começam a se organizar quanto tempo antes desse agito?
Começamos realmente a nos preocupar com o pré Carnaval em agosto. Em média cinco meses antes da folia.
                   
         
Quem são os “Garibaldes e Sacis” e o que fazem além de organizar o bloco?
 Todos nos “organizadores” temos outros afazeres , e em sua grande maioria somos artistas liberais! Temos também arquitetos, jornalistas, escritores, Turismólogos, Advogados, Arte Educadores, Atores, Bonequeiros, Cantores, Iluminadores Cênicos, Técnicos de som, Produtores… Temos que ralar pra caramba a fim de fazer acontecer e o Bloco não se resume apenas no “Pré Carnaval”, fazemos também o “Arraial da Anita”e “o Saru do Saci”. Todos os eventos são voltados para atividades Culturais e populares, o Garabaldis e Sacis na real é um Movimento Cultural Popular e não apenas um Bloco como se pensa…apesar de tudo ter começado pelo Bloco!
                        
Pra galera entender que não é facil, conta pra gente algum “perrengue” que vocês já passaram pra fazer o “Pré Carnaval” acontecer e que se não fosse pela alegria dos foliões, teriam desistido!
Sempre passamos por diversos perrengues a fim de colocar o Bloco na Rua, até o ano passado eram nós que bancávamos todo o custo, você pode imaginar isto? Todos os artistas liberais sem trabalho na época e ainda bancando a brincadeira para uma cidade toda se divertir? Nós começamos a agitar o “Garibaldis vai a copa do Mundo” e contamos com a colaboração de 3 bares, porém foi muito pouco! Na terceira saída a PM resolveu “prender” a nossa kombi de som porque estávamos sem licença e devido a uma reclamação que segundo um PM vinha das altas esferas. O povo ficou louco e vimos a “viola em caos”, neste episódio conseguimos convencer o pessoal a ficar calmo, pra você ter noção, veio reforço da PM – Chamaram um HELICÓPTERO, nunca nos sentimos tão protegidos (hahaha).
Nessa próxima edição pedimos dois carros da PM e Guarda Municipal para a segurança e o poder público nem nos deu “bola”. Para proibir e acabar com a alegria vem até helicóptero, para fazer a segurança dos foliões é uma luta!
Se não gostassemos da festa e dos foliões não digo que teriamos desistido, mas procurariamos um lugar mais calmo e sem a burrocracia para fazer a festa; Mas o Largo da Ordem é do pvo e o povo é do Garibaldis e Sacis, portanto enquanto tivermos ENERGIA faremos no Largo e esperamos contar com a colaboração dos folições e do comercio local, já que do poder público não podemos esperar mais nada!
                        
E vocês nunca foram procurados, pelo poder publico de forma positiva? Afinal de contas o evento já entrou no calendário e é esperado por multidões a cada ano!
Eles fingem que não existimos, mas existimos para eles colocarem nas revistas culturais e etc e tal. Você pode perguntar para os hotéis em volta do Largo e no centro que dia eles estão completamente lotados? Você vai ver que é no dia das saidas do garibaldis e sacis, você percebe que estamos colaborando para o crescimento do turismo e gerando emprego e o poder público nos trata como um bando de artistas doidões
Ficamos realmente preocupados com a imensidão de gente que tem ido e por conta disto tiramos alvará, montamos uma associação para que possamos ter uma aproximação com o poder público no sentido de dar segurança e proteção aos foliões mas a única coisa que conseguimos foi o ECAD no nosso pé (hahaha).

Carnaval no Largo da Ordem, Curitiba. FOTO: Facebook Garibaldis e Sacis

                        
CRÉDITOS:
Anúncios

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s